sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Características de um Líder

Na aula de 21 de Setembro de 2011, foi abordada em sala a Teoria do Traços, com ênfase nas características de um líder.


A Teoria dos traços, desenvolvida a partir de pesquisas científicas no período das Guerras Mundiais, vê a liderança como resultante de uma combinação de características que enfatizam as qualidades pessoais do líder. Onde, um bom líder é aquele que possui determinadas características tidas como essenciais para a formação de um líder.

Sendo assim, um líder já nasce pronto!


Mas, será assim mesmo que funciona?
Será que existe uma única forma de líder, tipo padrão?

Um mero mortal que não nascer com essas tais características necessárias à liderança não pode ser líder?

Bem, não é exatamente assim que funciona.


As características percebidas por umas pessoas não são as mesmas percebidas por outras e mesmo assim, os líderes continuam existindo e de maneiras diversas, cada um com sua especificidade e peculiaridade.

Porém, todos temos a tendência de associar algumas características sociais, culturais, de personalidade, emocionais, físicas e espirituais com liderança. É comum e habitual.

Por isso percebemos que essa teoria não está tão distante da nossa realidade assim, pois criamos e nos apoiamos em esteriótipos para determinar como deve ser um líder.

Da mesma forma que, na época das Guerras Mundiais, se difundia a hegemonia de uma raça superior, onde se projetava a imagem de um líder como HOMEM, ALTO, LOIRO e com OLHOS VERDES... Hoje também criamos padrões de liderança, sejam comportamentais, sejam estéticos ou ainda de personalidade.


O que precisamos aprender é que assim como todas as pessoas são diferentes, os líderes são diferentes uns dos outros, o que não interfere em nada em sua atuação.

Pois, um líder não se faz por suas características, mas sim por sua liderança, por seu legado.

Um comentário: